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GASES, LIQUIDOS e SOLIDOS aplicação do modelo de partículas para os três estados de modelos de partículas de matéria, descrevendo, explicando as propriedades de gases, líquidos e sólidos Doc Browns Química KS4 ciência GCSEIGCSE Revisão Notas Comparação de propriedades de GASES, LIQUIDS e SOLIDOS Notas sobre a revisão da energia da matéria parte Parte 1 O modelo de partículas cinéticas e descrevendo e explicando as propriedades dos gases, líquidos e sólidos, mudanças de estado e soluções (seções 1a a 3d). Você deve saber que os três estados da matéria são sólidos, líquidos e gasosos. O derretimento e o congelamento ocorrem no ponto de fusão, a ebulição e a condensação ocorrem no ponto de ebulição. Os três estados da matéria podem ser representados por um modelo simples em que as partículas são representadas por pequenas esferas sólidas. A teoria das partículas pode ajudar a explicar a fusão, a ebulição, o congelamento e a condensação. A quantidade de energia necessária para mudar o estado do sólido para o líquido e do líquido para o gás depende da força das forças entre as partículas da substância e a natureza das partículas envolvidas depende do tipo de ligação e da estrutura da substância. Quanto mais fortes as forças entre as partículas, maior o ponto de fusão e ponto de ebulição da substância. Para detalhes veja estrutura e notas de ligação. Existem limitações do modelo simples, incluindo que não há forças entre as esferas e as esferas são sólidas e inelásticas, todas falsas. O estado físico que um material adota depende da sua estrutura, temperatura e pressão. Símbolos de estado utilizados nas equações: (g) gás (l) solução (s) aquosa (s) líquida (s) líquida (s) solução aquosa sólida significa algo dissolvido em água A maioria dos diagramas de partículas nesta página são representações 2D de sua estrutura e estado. EXEMPLOS DOS TRÊS FÍSICOS ESTADOS DOS GASES DE MATÉRIA, por exemplo, A mistura de ar ao nosso redor (incluindo o oxigênio necessário para a combustão) e o vapor de alta pressão na caldeira e cilindros da locomotiva a vapor. Todos os gases no ar são invisíveis, sendo incolores e transparentes. Note-se que o vapor que você vê fora de uma chaleira ou locomotiva a vapor é realmente gotículas líquidas finas de água, formadas a partir da condensação de gás de vapor expelido quando ele atende o ar frio, a mudança de estado do gás para o líquido (mesmo efeito na formação de névoa e névoa) . LÍQUIDOS, e. A água é o exemplo mais comum, mas também o leite, manteiga quente, gasolina, óleo, mercúrio ou álcool em um termômetro. SOLIDOS, e. Pedra, todos os metais à temperatura ambiente (exceto mercúrio), borracha de botas para caminhada e a maioria dos objetos físicos ao seu redor. Na verdade, a maioria dos objetos são inúteis a menos que tenham uma estrutura sólida. Nesta página, as propriedades físicas básicas dos gases, líquidos e sólidos são descritas em termos de estrutura, movimento de partículas (teoria da partícula cinética), efeitos de mudanças de temperatura e pressão e modelos de partículas Usado para explicar essas propriedades e características. Esperemos que a teoria e o fato coincidam para dar aos alunos uma compreensão clara do mundo material em torno deles em termos de gases, líquidos e sólidos referidos como os três estados físicos da matéria. As mudanças de estado conhecidas como fusão, fusão, ferver, evaporar, condensar, licuar, congelar, solidificar, cristalizar são descritas e explicadas com imagens de modelos de partículas para ajudar a entender. Há também uma menção de líquidos miscíveis e imiscíveis e explicando os termos volátil e volatilidade quando aplicado a um líquido. Essas notas de revisão sobre os estados da questão devem ser úteis para os novos cursos de ciências químicas da AQA, Edexcel e OCR GCSE (91). Subíndice para seções da Parte I (esta página): 1.1. Os Três Estados da Matéria, os modelos de teoria das partículas de gases e liquidos Os três estados da matéria são sólidos, líquidos e gasosos. Qualquer fusão e congelação podem ocorrer no ponto de fusão, enquanto que a ebulição e a condensação ocorrem no ponto de ebulição. A evaporação pode ocorrer a qualquer temperatura a partir de uma superfície líquida. Você pode representar os três estados da matéria com um modelo de partículas simples. Nestes diagramas de modelo, as partículas são representadas por pequenas esferas sólidas (a estrutura eletrônica é ignorada). A teoria da partícula cinética pode ajudar a explicar as mudanças de estado como fusão, ferver, congelar e condensar. A quantidade de energia necessária para mudar o estado do sólido para o líquido ou do líquido para o gás depende da força das forças entre as partículas da substância. Essas forças podem ser forças intermoleculares relativamente fracas (ligação intermolecular) ou fortes ligações químicas (iônicas, covalentes ou metálicas). A natureza das partículas envolvidas depende do tipo de ligação química e da estrutura da substância. Quanto mais fortes forem as forças atrativas entre as partículas, maior o ponto de fusão e ponto de ebulição da substância QUAIS SÃO OS TRÊS ESTADOS DE MATÉRIA A maioria dos materiais pode ser simplesmente descrito como um gás, um líquido ou um sólido. Por que eles gostam do que são? Só sabendo que não é suficiente, precisamos de uma teoria abrangente dos gases, que podem explicar seu comportamento e fazer previsões sobre o que acontece, e. Se mudarmos a temperatura ou a pressão. COMO PODEMOS EXPLICAR COMO PERSEGUIAMOS Precisamos de um modelo teórico, e. Teoria das partículas que é apoiada por evidências experimentais. CAN MODELOS DE PARTÍCULAS AJUDAM QUE NÓS ENTENDEM SUAS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS POR QUE É IMPORTANTE SABER AS PROPRIEDADES DE GÁS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS É importante na indústria química saber sobre o comportamento de gases, líquidos e sólidos em processos químicos, e. O que acontece com os diferentes estados com mudanças de temperatura e pressão. O que é a TEORIA DE PARTÍCULAS CINETICAS de gases, líquidos e sólidos A teoria das partículas cinéticas dos estados da matéria baseia-se na idéia de todos os materiais existentes como partículas muito pequenas que podem ser átomos ou moléculas individuais e sua interação uns com os outros Por colisão em gases ou líquidos ou por vibração e ligação química em sólidos. PODEMOS FAZER PREDICAÇÕES COM BASE EM SUAS PROPRIEDADES CARACTERÍSTICAS Esta página apresenta descrições físicas gerais de substâncias no nível de classificação físico (não químico) mais simples, isto é, é um gás, líquido ou sólido. MAS, esta página da Web também apresenta modelos de partículas em que um pequeno círculo representa um átomo ou uma molécula, isto é, uma partícula particular ou a unidade mais simples de uma substância. Esta seção é bastante abstracta de uma maneira porque você está falando de partículas que você não consegue ver como individualmente, você apenas o material a granel e seu caráter e propriedades físicas. Existem LIMITAÇÕES ao modelo de partículas (precisa de mais) O modelo simples leva pouco em conta as forças entre as partículas. Assume que não existem forças de atração entre as partículas de gás, o que na verdade não é verdade, mesmo que elas sejam muito fracas. As partículas são tratadas como simples esferas inelásticas e apenas se comportam como pequenas bolas de snooker voando. QUAL É O ESTADO GASESO DE MATERIAL QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DE UM GÁS COMO AS PARTÍCULAS GASESAS SEJAM Como a teoria das partículas cinéticas dos gases explica as propriedades dos gases Um gás não tem forma ou volume fixo, mas sempre se espalha para encher qualquer recipiente - As moléculas de gás se espalharão para qualquer espaço disponível. Não há quase nenhuma força de atração entre as partículas para que elas estejam completamente livres uma da outra. As partículas são amplamente espaçadas e dispersas ao se mover rapidamente de forma aleatória ao longo do recipiente, de modo que não há ordem no sistema. As partículas movem-se de forma linear e rápida em todas as direções. E colidem frequentemente entre si e com o lado do recipiente. A colisão de partículas de gás com a superfície de um recipiente provoca pressão do gás. Ao saltarem de uma superfície, eles exercem uma força ao fazê-lo. Com o aumento da temperatura. As partículas se movem mais rápido, pois ganham energia cinética. A taxa de colisões entre as próprias partículas e a superfície do recipiente aumenta e isso aumenta a pressão do gás, por exemplo, em uma locomotiva a vapor ou o volume do recipiente, se puder expandir, por exemplo, como um balão. Os gases têm uma densidade muito baixa (luz) porque as partículas estão tão espaçadas no recipiente (volume de massa de densidade). Ordem de densidade: gases gt gt líquidos Os gases fluem livremente porque não existem forças efetivas de atração entre as moléculas de partículas gasosas. Ordem de facilidade de fluxo. Gases gt líquidos sólidos de gtgtgt (nenhum fluxo real em sólido, a menos que você o em pó) Devido a estes gases e líquidos são descritos como fluidos. Os gases não têm superfície. E nenhuma forma ou volume fixo. E por falta de atração de partículas, eles sempre se espalham e enchem qualquer recipiente (por isso volume de volume de volume de gás). Os gases são facilmente compactados devido ao espaço vazio entre as partículas. Facilidade de compactação. Gases gtgtgt líquidos sólidos gt (quase impossível de comprimir um sólido) Pressão do gás Quando um gás é confinado em um recipiente, as partículas causarão e exercerão uma pressão de gás que é medida em atmosferas (atm) ou Pascals (1,0 Pa 1,0 Nm 2), A pressão é a força, ou seja, o efeito de todas as colisões na superfície do recipiente. A pressão do gás é causada pela força criada por milhões de impactos das pequenas partículas de gás individuais nos lados de um recipiente. Por exemplo, se o número de partículas gasosas em um recipiente for duplicado, a pressão do gás é dobrada porque duplicar o número de moléculas dobra o número de impactos no lado do recipiente, de modo que a força de impacto total por unidade de área também é dobrada. Essa duplicação dos impactos das partículas que duplicam a pressão é retratada nos dois diagramas abaixo. Se o volume de um recipiente selado for mantido constante e o gás interno for aquecido a uma temperatura mais alta, a pressão do gás aumenta. A razão para isso é que, à medida que as partículas são aquecidas, elas ganham energia cinética e, em média, se movem mais rapidamente. Portanto, eles colidirão com os lados do recipiente com maior força de impacto. Aumentando assim a pressão. Há também uma maior freqüência de colisão com os lados do recipiente, MAS isso é um fator menor comparado ao efeito do aumento da energia cinética e ao aumento da força média de impacto. Portanto, uma quantidade fixa de gás em um recipiente selado de volume constante, quanto maior a temperatura, maior a pressão e menor a temperatura, menor a pressão. Para os cálculos da temperatura da pressão do gás, consulte a Parte 2 Lei CharlessGayLussacs Se o volume do recipiente pode mudar, os gases ampliam rapidamente o aquecimento por causa da falta de atração de partículas e prontamente contraem o resfriamento. Ao aquecer, as partículas de gás ganham energia cinética. Mova-se mais rápido e bata os lados do recipiente com mais freqüência. E significativamente, eles atingiram com uma força maior. Dependendo da situação do recipiente, uma ou ambas as pressões ou o volume aumentarão (reverso no resfriamento). Nota: É o volume de gás que expande NÃO as moléculas, elas permanecem do mesmo tamanho. Se não houver restrição de volume, a expansão no aquecimento é muito maior para gases do que líquidos ou sólidos porque não há atração significativa entre partículas gasosas. O aumento da energia cinética média aumentará a pressão do gás e, portanto, o gás tentará expandir em volume se for permitido, p. Ex. Os balões em uma sala quente são significativamente maiores do que o mesmo balão em uma sala fria. Para os cálculos da temperatura do volume de gás, consulte a Parte 2 CharlessGayLussacs Law DIFFUSION in Gases: O movimento natural rápido e aleatório das partículas em todas as direções significa que os gases são facilmente espalhados ou difusos. O movimento líquido de um gás específico será na direção da concentração mais baixa até uma concentração mais alta, abaixo do gradiente de difusão denominado. O di ffusion continua até que as concentrações sejam uniformes em todo o recipiente de gases, mas TODAS as partículas continuam movendo-se com sua energia cinética sempre presente. A difusão é mais rápida nos gases do que nos líquidos, onde há mais espaço para se moverem (experimento ilustrado abaixo) e a difusão é Desprezível em sólidos devido ao fechamento das partículas. A difusão é responsável pela propagação de odores, mesmo sem qualquer perturbação do ar, p. Ex. Uso de perfume, abertura de uma jarra de café ou o cheiro de gasolina em torno de uma garagem. A taxa de difusão aumenta com o aumento de temperatura à medida que as partículas ganham energia cinética e se movem mais rapidamente. Outras evidências para o movimento de partículas aleatórias, incluindo a difusão. Quando as partículas de fumaça são vistas sob um microscópio, elas parecem dançar ao redor quando iluminadas com um feixe de luz em 90 o na direção da visão. Isso ocorre porque as partículas de fumaça aparecem por luz refletida e dança devido aos milhões de acessos aleatórios das moléculas de ar em movimento rápido. Isso é chamado de movimento browniano (veja abaixo em líquidos). Em qualquer instante dado, os hits não serão iguais, então a partícula de fumaça obtém um golpe maior em uma direção aleatória. Uma experiência de difusão de duas moléculas gasosas é ilustrada acima e explicada abaixo. Um tubo de vidro longo (24 cm de diâmetro) é preenchido em uma extremidade com um tampão de algodão embebido em conc. Ácido clorídrico selado com um tampão de borracha (para saúde e segurança) e o tubo é mantido perfeitamente imóvel, apertado em posição horizontal. Um plugue semelhante de conc. A solução de amônia é colocada na outra extremidade. As tampas de lã de algodão embebidas libertarão fumos de HCl e NH3, respectivamente, e se o tubo for deixado inalterado e horizontal, apesar da falta de movimento do tubo, e. NÃO tremendo para misturar e a ausência de convecção, uma nuvem branca se forma cerca de 1 3 a partir do conc. Extremidade do tubo de ácido clorídrico. Explicação: o que acontece é os gases incolores, a amônia e o cloreto de hidrogênio, difundem pelo tubo e reagem para formar cristais brancos finos do cloreto de sal de amônio. Cloreto de hidrogénio de amônia gt cloreto de amónio NH 3 (g) HCl (g) gt NH 4 Cl (s) Observe a regra: quanto menor a massa molecular, maior a velocidade média das moléculas (mas todos os gases têm a mesma energia cinética média Na mesma temperatura). Portanto, quanto menor a massa molecular, mais rápido o gás difunde. por exemplo. M r (NH3) 14 1x3 17. Move-se mais rápido do que M r (HCl) 1 35,5 36,5 E é por isso que eles se encontram mais perto da extremidade HCl do tubo. Portanto, o experimento não é apenas evidência do movimento da molécula. Também é evidência de que moléculas de diferentes massas moleculares se movimentaram a diferentes velocidades. Para um tratamento matemático, veja Grahams Law of Diffusion Um gás colorido, mais pesado do que o ar (maior densidade), é colocado no frasco de gás inferior e um segundo jarro de gás de ar incolor de densidade inferior é colocado sobre ele separado com uma cobertura de vidro. As experiências de difusão devem ser fechadas a temperatura constante para minimizar o distúrbio por convecção. Se a cobertura de vidro for removida, então (i) os gases incolores do ar difundem para dentro do gás marrom colorido e (ii) o bromo se difunde no ar. O movimento aleatório das partículas que leva à mistura não pode ser devido à convecção porque o gás mais denso começa na parte inferior. Não é necessária nenhuma agitação ou outros meios de mistura. O movimento aleatório de ambos os lotes de partículas é suficiente para garantir que ambos os gases eventualmente se tornem completamente misturados por difusão (espalhados um para o outro). Esta é uma clara evidência de difusão devido ao movimento contínuo aleatório de todas as partículas de gás e, inicialmente, o movimento líquido de um tipo de partícula de uma concentração mais alta para uma menor (abaixo de um gradiente de difusão). Quando totalmente misturado, nenhuma outra distribuição de mudança de cor é observada MAS o movimento de partículas aleatórias continua Veja também outras evidências na seção de líquido após o modelo de partículas para o diagrama de difusão abaixo. Um modelo de partículas de difusão nos gases. Imagine o gradiente de difusão da esquerda para a direita para as partículas verdes adicionadas às partículas azuis à esquerda. Assim, para as partículas verdes, a migração líquida é da esquerda para a direita e continuará, em um recipiente selado, até que todas as partículas estejam distribuídas uniformemente no recipiente de gás (conforme ilustrado). A difusão é mais rápida nos gases em comparação com as soluções de líquidos porque há mais espaço entre as partículas para que outras partículas se movam ao acaso. Quando um sólido é aquecido, as partículas vibram mais fortemente à medida que ganham energia cinética e as forças atrativas de partículas estão enfraquecidas. Eventualmente, no ponto de fusão. As forças atrativas são muito fracas para manter as partículas na estrutura juntas de maneira ordenada e assim o sólido derrete. Note-se que as forças intermoleculares ainda estão lá para manter o líquido em massa juntas, mas o efeito não é suficientemente forte para formar uma rede cristalina ordenada de um sólido. As partículas tornam-se livres para se deslocar e perder o arranjo ordenado. É necessária energia para superar as forças atraentes e dar às partículas energia cinética aumentada de vibração. Portanto, o calor é absorvido nos arredores e a fusão é um processo endotérmico (916H ve). As mudanças de energia para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratadas em uma seção das Notas Energéticas. Explicado usando a teoria da partícula cinética de líquidos e sólidos. No resfriamento, as partículas líquidas perdem energia cinética e podem se atrair mais fortemente umas para as outras. Quando a temperatura é suficientemente baixa, a energia cinética das partículas é insuficiente para evitar que as forças atrativas de partículas causem a formação de um sólido. Eventualmente, no ponto de congelamento, as forças de atração são suficientes para remover qualquer liberdade restante de movimento (em termos de um lugar para outro) e as partículas se juntam para formar o arranjo sólido ordenado (embora as partículas ainda tenham energia cinética vibratória. Deve ser removido para os arredores, por mais estranho que pareça, o congelamento é um processo exotérmico (916H ve). Mudanças de energia comparativa do estado muda de gás ltgt líquido ltgt sólido 2f (i) Curva de resfriamento. O que acontece com a temperatura de uma substância Se for arrefecido do estado gasoso para o estado sólido, observe que a temperatura permanece constante durante as mudanças de estado de condensação à temperatura Tc. E solidificação de gelo na temperatura Tf. Isso ocorre porque toda a energia térmica removida no resfriamento a essas temperaturas (o latente se aquece Ou entalpias de mudança de estado), permite o fortalecimento das forças interpartículas (ligação intermolecular) sem queda de temperatura. A perda de calor é compensada D pela atração de força intermolecular aumentada exotérmica. Entre as seções de mudança de estado horizontal do gráfico, você pode ver a remoção de energia reduz a energia cinética das partículas, diminuindo a temperatura da substância. Consulte a seção 2. para obter uma descrição detalhada das mudanças de estado. Uma curva de resfriamento resume as mudanças: para cada mudança de estado, a energia deve ser removida. Conhecido como o calor latente. Os valores de energia real para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratados com mais detalhes nas Notas de Energia. 2f (ii) Curva de aquecimento. O que acontece com a temperatura de uma substância se for aquecida do estado sólido ao estado gasoso. Observe que a temperatura permanece constante durante as mudanças de estado de derretimento à temperatura Tm e a ponto de ebulição a temperatura Tb. Isso ocorre porque toda a energia absorvida no aquecimento a essas temperaturas (as latentes cicatrizes ou entalpias de mudança de estado), entra em debilitar as forças interpartículas (ligação intermolecular) sem aumento de temperatura. O ganho de calor é igual à energia absorvida que absorve para reduzir as forças intermoleculares . Entre as seções de mudança de estado horizontal do gráfico, você pode ver a entrada de energia aumentar a energia cinética das partículas e aumentar a temperatura da substância. Consulte a seção 2. para obter uma descrição detalhada das mudanças de estado. Uma curva de aquecimento resume as mudanças: para cada mudança de estado, a energia deve ser adicionada. Conhecido como o calor latente. Os valores de energia real para essas mudanças físicas de estado para uma variedade de substâncias são tratados com mais detalhes nas Notas de Energia. CUIDADO LATENTE ESPECÍFICO O calor latente para o estado muda o líquido ltgt sólido é chamado de calor latente específico de fusão (para derretimento ou congelamento). O calor latente para o estado muda o gás ltgt líquido é chamado de calor latente específico de vaporização (para condensação, evaporação ou fervura) Para mais informações sobre o calor latente, veja minhas notas físicas sobre o calor latente específico. Explicado usando a teoria das partículas cinéticas dos gases e sólidos. É quando um sólido, em aquecimento, muda diretamente para um gás sem derreter, E o gás no resfriamento reforma um sólido diretamente sem condensação em um líquido. A sublimação geralmente envolve apenas uma mudança física, mas nem sempre é tão simples (ver cloreto de amônio). Teoria em termos de partículas. Quando o sólido é aquecido, as partículas vibram com força crescente da energia térmica adicionada. Se as partículas tiverem energia cinética suficiente de vibração para superar parcialmente as forças atrativas de partículas, você esperaria que o sólido funde. No entanto, se as partículas neste ponto tiverem energia suficiente neste ponto que levariam a ferver, o líquido NÃO formará e o sólido se transformará diretamente em um gás. Mudança endotérmica geral. Energia absorvida e introduzida no sistema. Ao esfriar, as partículas se movem mais devagar e têm menos energia cinética. Eventualmente, quando a energia cinética das partículas é suficientemente baixa, permitirá que as forças atrativas de partícula produzam um líquido. MAS a energia pode ser suficientemente baixa para permitir a formação direta do sólido, isto é, as partículas NÃO possuem energia cinética suficiente para manter um estado líquido. Mudança exotérmica geral. Energia liberada e distribuída para os arredores. Mesmo a temperatura ambiente, garrafas de iodo sólido mostram cristais formando no topo da garrafa acima do sólido. Quanto mais quente for o laboratório, mais cristais se formam quando resfriam à noite. Se você for aquecer o iodo com um tubo de ensaio, veja o iodo prontamente sublime e recristalize na superfície do refrigerador perto da parte superior do tubo de ensaio. A formação de uma forma particular de geada envolve o congelamento direto de vapor de água (gás). Frost também pode evaporar diretamente de volta ao vapor de água (gás) e isso acontece nos invernos secos e extremamente frios do deserto de Gobi em um dia ensolarado. H 2 O (s) H 2 O (g) (apenas alterações físicas) O dióxido de carbono sólido (gelo seco) é formado ao arrefecer o gás até menos de 78 o C. Ao aquecer, ele muda diretamente para um gás muito frio. Condensando qualquer vapor de água no ar para uma névoa, daí o seu uso em efeitos de estágio. CO 2 (s) CO 2 (g) (somente mudança física) Ao aquecer fortemente em um tubo de ensaio, cloreto de amônio sólido branco. Se decompõe em uma mistura de dois gases incolores, amônia e cloreto de hidrogênio. Ao arrefecer, a reação é revertida e as reformas sólidas de cloreto de amônio na superfície superior mais fria do tubo de ensaio. Cloreto de amónio calor energia amônia cloreto de hidrogênio T envolve tanto mudanças químicas e físicas e é assim é mais complicado do que os exemplos 1. a 3. De fato, os cristais de cloreto de amônio iônico se transformam em amoníaco covalente e gases cloreto de hidrogênio que são naturalmente muito mais voláteis ( As substâncias covalentes geralmente têm pontos de fusão e ponto de ebulição muito mais baixos do que substâncias iónicas). A imagem de partículas líquidas não figura aqui, mas os outros modelos se aplicam completamente, além das mudanças de estado envolvendo a formação de líquidos. Modelo de partículas de GAS e links de modelo de partículas SOLID. ATENÇÃO, em um nível mais alto de estudo. Você precisa estudar o diagrama de fases de gls para água e a curva de pressão de vapor de gelo a temperaturas específicas. Por exemplo, se a pressão de vapor ambiente for menor que a pressão de vapor de equilíbrio à temperatura do gelo, a sublimação pode ocorrer prontamente. A neve e o gelo nas regiões mais frias do deserto de Gobi não se derretem no Sol, eles simplesmente desaparecem suavemente 2 h. Mais sobre as mudanças de calor em mudanças físicas de estado As mudanças de estado físico, ou seja, o líquido de gás ltgt líquido são também acompanhados por mudanças de energia. Para derreter um sólido, ou um vaporizador, vaporizar um líquido, a energia térmica deve ser absorvida ou absorvida pelos arredores, de modo que estas são mudanças de energia endotérmica. O sistema é aquecido para efetuar essas mudanças. Para condensar um gás, ou congelar um sólido, a energia térmica deve ser removida ou distribuída para os ambientes, então estas são mudanças de energia exotérmica. O sistema é resfriado para efetuar essas mudanças. De um modo geral, quanto maior as forças entre as partículas, maior a energia necessária para efetuar a mudança de estado E quanto maior o ponto de fusão e ponto de ebulição. Uma comparação da energia necessária para derreter ou ferver diferentes tipos de substância (Isto é mais para alunos de nível avançado). A mudança de energia térmica envolvida em uma mudança de estado pode ser expressa em KJmol de substância para uma comparação justa. Na tabela abaixo, a massa fundida 916H é a energia necessária para derreter 1 mole da substância (massa da fórmula em g). 916H vap é a energia necessária para vaporizar por evaporação ou ferver 1 mole da substância (massa da fórmula em g). Para pequenas moléculas covalentes simples, a energia absorvida pelo material é relativamente pequena para derreter ou vaporizar a substância e, quanto maior a molécula, maiores as forças intermoleculares. Essas forças são fracas em comparação com as ligações químicas que mantêm átomos juntos em uma molécula em si. São necessárias energias relativamente baixas para derreter ou vaporizá-las. Essas substâncias têm pontos de fusão relativamente baixos e pontos de ebulição. Para redes 3D fortemente ligadas, e. (Iii) e uma rede metálica de íons e elétrons externos livres (ligação metamática), as estruturas são muito mais fortes de forma contínua devido à ligação química contínua em toda a estrutura. Consequentemente, são necessárias energias muito maiores para derreter ou vaporizar o material. É por isso que eles têm muito mais pontos de fusão e pontos de ebulição. Tipo de ligação, estrutura e forças de atração operacionais Ponto de fusão K (Kelvin) o C 273 Energia necessária para derreter a substância Ponto de ebulição K (Kelvin) o C 273 Energia necessária para ferver a substância 3a. O QUE ACONTECE DE PARTÍCULAS QUANDO UM SÓLIDO DISSE EM UM SOLVENTE LÍQUIDO O que as palavras SOLUENTE, SOLUÇÃO e SOLUÇÃO significam Quando um sólido (o soluto) se dissolve num líquido (o solvente), a mistura resultante é chamada de solução. Em geral: Solução de solução solitária de soluto Então, o soluto é o que se dissolve em um solvente, um solvente é um líquido que dissolve coisas e a solução é o resultado de dissolver algo em um solvente. O sólido perde toda a sua estrutura regular e as partículas sólidas individuais (moléculas ou íons) estão agora completamente livres uma da outra e mistura aleatoriamente com as partículas líquidas originais, e todas as partículas podem se mover ao acaso. Isso descreve a dissolução de sal na água, o açúcar dissolvendo-se em chá ou cera dissolvendo-se em um solvente hidrocarboneto como o espírito branco. Geralmente não envolve uma reação química, por isso geralmente é um exemplo de uma mudança física. Quaisquer que sejam as mudanças no volume do líquido sólido, em comparação com a solução final, a Lei da Conservação da Massa ainda se aplica. Isto significa: Massa de massa sólida sólida de massa dissolvente líquida de solução após mistura e dissolução. Você não pode criar massa ou perder massa. Mas mude a massa de substâncias para outra forma. Se o solvente for evaporado. Então o sólido é reformado, e. Se uma solução de sal for deixada fora por um longo período de tempo ou suavemente aquecida para acelerar as coisas, eventualmente formam-se cristais de sal, o processo é chamado de cristalização. 3b. O QUE ACONTECE DE PARTÍCULAS QUANDO DOIS LÍQUIDOS COMPLETAMENTE MISTEM COM O QUE FAZ A PALAVRA MISCÍVEL MÉDIA Usando o modelo de partículas para explicar líquidos miscíveis. Se dois líquidos se misturam completamente em termos de suas partículas, eles são chamados de líquidos miscíveis porque se dissolvem completamente entre si. Isso é mostrado no diagrama abaixo onde as partículas se misturam completamente e se movem ao acaso. O processo pode ser revertido por destilação fracionada. 3c. O QUE ACONTECE DE PARTÍCULAS QUANDO DOIS LÍQUIDOS NÃO MISTEM COM O QUE É QUE A PALAVRA IMEDIATA SIGNIFICA POR QUE OS LÍQUIDOS NÃO MISTEM Usando o modelo de partículas para explicar líquidos imiscíveis. Se os dois líquidos não se misturam. Eles formam duas camadas separadas e são conhecidos como líquidos imiscíveis, ilustrados no diagrama abaixo, onde o líquido roxo inferior será mais denso do que a camada superior do líquido verde. Você pode separar esses dois líquidos usando um funil de separação. A razão para isso é que a interação entre as moléculas de um dos líquidos sozinho é mais forte do que a interação entre as duas moléculas diferentes dos diferentes líquidos. Por exemplo, a força de atração entre as moléculas de água é muito maior do que moléculas de óleo ou moléculas de água de óleo, então duas camadas separadas se formam porque as moléculas de água, em termos de mudança de energia, são favorecidas por uma aderência. 3d. Como é utilizado um funil de separação 1. A mistura é colocada no funil de separação com a rolha encaixada e a torneira fechada e as camadas deixadas para assentar. 2. A rolha é removida e a torneira é aberta de modo que você possa executar cuidadosamente a camada cinza inferior primeiro em uma taça. 3. A torneira é então fechada novamente, deixando para trás o líquido da camada amarela superior, separando assim os dois líquidos imiscíveis. Apêndice 1 algumas imagens de partículas SIMPLES de ELEMENTOS, COMPOSTOS e MISTURAS GCSEIGCSE escolha múltipla QUIZ em estados de gases de emissão, liquidos amplificadores de sólidos Alguns exercícios básicos fáceis de KS3 science QCA 7G quotParticle modelo de sólidos, líquidos e gases Questões de escolha múltipla para revisão de ciência em gases , Modelos de partículas de líquidos e sólidos, propriedades, explicando as diferenças entre eles. Veja também para cálculos de gás gcse revisão de química notas detalhadas gratuitas sobre estados de assunto para ajudar a revisar igcse química Questões de revisão de química de igcse em estados de matéria O revisão de química de nível notas detalhadas gratuitas sobre estados de assunto para ajudar a revisar a química livre de gcse notas detalhadas gratuitas em estados de Assunto para ajudar a revisar o site on-line livre de Química do O para ajudar a revisar os estados da matéria para o site online livre de quimica de gcse para ajudar a revisar os estados da matéria para o site on-line livre de química da igcse para ajudar a revisar os estados de nível O da química da matéria como ter sucesso em questões sobre estados De matéria para química gcse como ter sucesso na química igcse como ter sucesso na química de nível O um bom site para perguntas gratuitas sobre estados da matéria para ajudar a passar questões químicas de gcse em estados da matéria um bom site para ajuda gratuita para passar química com igcse com Notas de revisão sobre estados de assunto um bom site para ajuda gratuita para passar Química de nível O que são os três estados de elaboração de matéria Um diagrama do diagrama do modelo de partículas de um gás, a teoria das partículas de um gás, desenhar um diagrama modelo de partículas de um líquido, a teoria das partículas de um líquido, desenhar um diagrama modelo de partículas de um sólido, a teoria das partículas de um sólido, o que é a difusão why can you have diffusion in gases and liquids but not in solids what are the limitations of the particle model of a gas liquid or solid how to use the particle model to explain the properties of a gas, what causes gas pressure how to use the particle model to explain the properties of a solid, how to use the particle model to explain the properties of a solid, why is a gas easily compressed but difficult to compress a liquid or solid how do we use the particle model to explain changes of state explaining melting with the particle model, explaining boiling with the particle model, explaining evaporation using the particle model, explaining condensing using the particle model, explaining freezing with the particle model, how do you read a thermometer wor king out the state of a substance at a particular temperature given its melting point and boiling point, how to draw a cooling curve, how to draw a heating curve, how to explain heatingcooling curves in terms of state changes and latent heat, what is sublimation what substances sublime explaining endothermic and exothermic energy changes of state, using the particle model to explain miscible and immiscible liquids GASES, LIQUIDS, SOLIDS, States of Matter, particle models, theory of state changes, melting, boiling, evaporation, condensing, freezing, solidifying, cooling curves, 1.1 Three states of matter: 1.1a gases, 1.1b liquids, 1.1c solids 2. State changes: 2a evaporation and boiling, 2b condensation, 2c distillation, 2d melting, 2e freezing, 2f cooling and heating curves and relative energy changes, 2g sublimation 3. Dissolving, solutions. miscibleimmiscible liquids Boiling Boiling point Brownian motion Changes of state Condensing Cooling curve Diffusion Dissolving Evaporation Freezing Freezing point Gas particle picture Heating curve Liquid particle picture Melting Melting point miscibleimmiscible liquids Properties of gases Properties of liquids Properties of solids solutions sublimation Solid particle picture GCSEIGCSE multiple choice QUIZ on states of matter gases liquids solids practice revision questions Revision notes on particle models and properties of gases, liquids and solids KS4 Science GCSEIGCSEO level Chemistry Information on particle models and properties of gases, liquids and solids for revising for AQA GCSE Science, Edexcel Science chemistry IGCSE Chemistry notes on particle models and properties of gases, liquids and solids OCR 21st Century Science, OCR Gateway Science notes on particle models and properties of gases, liquids and solids WJEC gcse science chemistry notes on particl e models and properties of gases, liquids and solids CIE O Level chemistry CIE IGCSE chemistry notes on particle models and properties of gases, liquids and solids CCEACEA gcse science chemistry (revise courses equal to US grade 8, grade 9 grade 10) science chemistry courses revision guides explanation chemical equations for particle models and properties of gases, liquids and solids educational videos on particle models and properties of gases, liquids and solids guidebooks for revising particle models and properties of gases, liquids and solids textbooks on particle models and properties of gases, liquids and solids state changes amp particle model for AQA AS chemistry, state changes amp particle model for Edexcel A level AS chemistry, state changes amp particle model for A level OCR AS chemistry A, state changes amp particle model for OCR Salters AS chemistry B, state changes amp particle model for AQA A level chemistry, state changes amp particle model for A level Edexcel A level c hemistry, state changes amp particle model for OCR A level chemistry A, state changes amp particle model for A level OCR Salters A level chemistry B state changes amp particle model for US Honours grade 11 grade 12 state changes amp particle model for pre-university chemistry courses pre-university A level revision notes for state changes amp particle model A level guide notes on state changes amp particle model for schools colleges academies science course tutors images pictures diagrams for state changes amp particle model A level chemistry revision notes on state changes amp particle model for revising module topics notes to help on understanding of state changes amp particle model university courses in science careers in science jobs in the industry laboratory assistant apprenticeships technical internships USA US grade 11 grade 11 AQA A level chemistry notes on state changes amp particle model Edexcel A level chemistry notes on state changes amp particle model for OCR A level chem istry notes WJEC A level chemistry notes on state changes amp particle model CCEACEA A level chemistry notes on state changes amp particle model for university entrance examinationsprevious Q next Q Which of the following statements best describes the arrangement of particles in a gas . 7g-1 . Close together and stationary . Close together and vibrating . Far apart and moving slowly . Very far apart and moving quickly Which of the following statements best describes the arrangement of particles in a solid 7g-2 . Close together and stationary . Close together and vibrating . Far apart and moving slowly . Very far apart and moving quickly Which of the following statements best describes the arrangement of particles in a liquid . 7g-3 . Close together and stationary . Far apart and vibrating . Close together and moving freely . Very far apart and moving quickly Which of the following best describes what happens to the particles of water when it freezes . 7g-4 . They gain energy and break up into atoms of hydrogen and oxygen . They gain energy and gain freedom to move about . They lose energy and escape into the atmosphere . They lose energy and lose freedom to move about Which of the following best describes what happens to the particles of ice when it melts . 7g-5 . They gain energy and break up into atoms of hydrogen and oxygen, . They gain energy and gain freedom to move about . They lose energy and escape into the atmosphere . They lose energy and lose freedom to move about Which of the following best describes what happens to the particles of water when it boils . 7g-6 . They gain energy and increase their freedom to move without significant attraction . They gain energy and gain freedom to move about . They lose energy and escape into the atmosphere . They lose energy and lose freedom to move about Which of the following best describes what happens to the particles of water vapour when it condenses . 7g-7 . They gain energy and increase their freedom to move without significant attractio . They gain energy and gain freedom to move about . They lose energy and and are closer and less free to move around . They lose energy and lose freedom to move about Which of the following best describes what happens to the particles of water when it evaporates . 7g-8 . The higher kinetic energy particles increase their freedom to move without significant attraction . They gain energy and gain freedom to move about . They lose energy and escape into the atmosphere . They lose energy and lose freedom to move about The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a solid at 25 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-9 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a liquid at 0 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-10 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a gas at 0 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-11 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a liquid at 30 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-12 Air is in a bottle with a tight screw-top. When the bottle becomes warmer, the pressure inside increases because the molecules of air . 7g-13 Air is in a bottle with a tight screw-top. When the bottle becomes cooler, the pressure inside decreases because the molecules of air . 7g-14 When the air in a room becomes warmer a hanging balloon blown up with air becomes bigger because the molecules of air . 7g-15 When the air in a room becomes cooler a hanging balloon blown up with air becomes smaller because the molecules of air . 7g-16 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a liquid at 20 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-17 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a solid at 20 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-18 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a gas at -60 o C Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-19 The table shows the melting points and boiling points of some substances A to D. Which substance is a liquid at -10 o C and a gas at 10 o C . Substance Melting Point o C and Boiling Point o C 7g-20 When water vapour in a cloud is gradually cooled, rainwater is formed. This change of state is called . 7g-21 Heat from the Sun changes water from liquid to a gas. This change of state is called . 7g-22 Gases diffuse because they . 7g-23 . are made of rapidly moving particles . have low boiling points . have a low density . easily move as convection currents Liquids and dissolving solids diffuse because they . 7g-24 . are made of moving particles . have low boiling points . have a low density . easily move as convection currents The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is a gas at 25 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-25 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is a liquid at 25 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-26 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is a solid at 100 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-27 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is a solid at 100 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-28 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is suitable to use in a thermometer that measures in the range 10 o C to 90 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling P oint o C(bpt) 7g-29 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is suitable to use in a thermometer that measures in the range -120 o C to 20 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-30 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is suitable to use in a thermometer that measures in the range 0 o gtC to 100 o C Substance Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-31 The table below shows the melting points and boiling points of substances A to D. Which substance is suitable to use in a thermometer that measures in the range -4 o C to 50 o C Substance , Melting point o C(mpt), Boiling Point o C(bpt) 7g-32 Which of the following best explains why gases have a low density . 7g-33 . the gas particles are very small . the gas particles are far apart . gas particles move fast . the attractive forces between gas particles are very weak Which of the following is a particle model of a gas . 7g-34 Which of the following is a particle model of a liquid . 7g-35 Which of the following is a particle model of a solid . 7g-36 Water turning to a solid is called . 7g-37 Butter on a hot plate is seen to be . 7g-38 When water turns to steam it has been . 7g-39 Which of these is a solid . 7g-40 Which of these is a liquid . 7g-41 Which of these is a gas . 7g-42 Which of these is a gas . 7g-43 Which of these is a solid . 7g-44 Which of these is a gas . 7g-45 Which describes sand . 7g-46 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which describes carbon dioxide . 7g-47 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which describes cooking oil . 7g-48 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which describes a cream cake . 7g-49 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which describes set concrete . 7g-50 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which of A to D describes the smell of food . 7g-51 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which of A to D describes petrol . 7g-52 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which of A to D describes toothpaste . 7g-53 . a solid . a gas . a liquid . difficult to classify simply as gas, liquid or solid Which of the following is the opposite of freezing . 7g-54 Which of the following is the opposite of condensing . 7g-55 Which of the following is the opposite of melting . 7g-56 Which of the following is the opposite of boiling . 7g-57 Which of the following is the opposite of evaporating . 7g-58 Which of the following is the opposite of condensing . 7g-59 Which of the following best EXPLAINS why liquids flow much more easily than solids . 7g-60 . liquid particles have more energy than solid particles . liquid particles are lighter than solid particles . liquid particle attractive forces are weaker than solid particle attractive forces . liquid particles can change shape more easily than solid particles Which of the following best EXPLAINS why some different liquids can easily and completely mix together . 7g-61 . liquid particles are very tiny . liquid particles can change shape very easily . liquid particles have lots of space between them . liquid particles have weak attractive forces and are free to move around Which of the following best EXPLAINS why liquids or solids have a high density compared to gases . 7g-62 . there is little space between the strongly attracted liquid or solid particles . solid and liquid particles are heavier than gas particles . there are only very weak forces between gas particles . liquid or solid particles neatly fit together Which of the following best EXPLAINS why most solids expand on heating . 7g-63 . there is little space between the particles . the particles vibrate more forcefully the higher the temperaure . solid particles get bigger on heating . any trapped gas expands on heating The word diffusion means . 7g-64 . particles concentrating together . particles breaking apart . particles spreading around if free to move . particles gaining energy Gas pressure is caused by . 7g-65 . gas particles expanding . gas particles hitting each other . gas particles gaining energy . gas particles hitting the container surface Which of the following best EXPLAINS why gases are easily compressed . 7g-66 . gas particles have lots of space between them . gas particles are always hitting each other . gas particles have little energy . gas particles are easily squashed to a smaller shape Which of the following best EXPLAINS why dust particles seem to dance around at random when seen with a beam of sunlight . 7g-67 . they gain energy from the sunlight . the larger dust particles are being hit by lots of smaller air particles . the dust particles are hit by sunlight energy particles . the dust particles move due to warm air convection currents The diagram shows an experiment using a light colourless gas (air) and a heavier brown coloured gas (bromine or nitrogen dioxide). The gases spread around in the gas jars by a process called . 7g-68 The diagram shows an experiment using a light colourless gas (air) and a heavier brown coloured gas (bromine or nitrogen dioxide). The gases fully mix together because . 7g-69 . the gases have different densities (one is lighter or heavier than the other) . of convection currents in the air . the air can sink into the coloured gas and the coloured gas can float on air . all the gas particles can move around freely The diagram shows an experiment using a light colourless gas (air) and a heavier brown coloured gas (bromine or nitrogen dioxide). The gases can completely spread throughout the gas jars because . 7g-70 . gas particles are not strongly attracted and free to move . there are always convection currents in air . the air can sink into the coloured gas and the coloured gas can float on air . the gases have different densities (one is lighter or heavier than the other) Which of the following best EXPLAINS why the gas pressure in a metal cylinder containing oxygen gas, increases if it is heated . 7g-71 . more gas particles are formed and so there are more particle hits on the container side . the gas particles gain energy and hit the side of the container harder and more often . the metal atoms of the container surface vibrate more strongly . the gas particles collide and hit each other more frequently Which of the following best describes a GAS . 7g-72 . definite volume, definite shape, does not readily flow, high density . fills container, definite shape, does not readily flow, low density . fills container, takes shape of container, flows easily, low density . definite volume, takes shape of container, flows easily, high density Which of the following best describes a LIQUID . 7g-73 . definite volume, definite shape, does not readily flow, high density . fills container, definite shape, does not readily flow, low density . fills container, takes shape of container, flows easily, low density . definite volume, takes shape of container, flows easily, high density Which of the following best describes a SOLID . 7g-74 . definite volume, definite shape, does not readily flow, high density . fills container, definite shape, does not readily flow, low density . fills container, takes shape of container, flows easily, low density . definite volume, takes shape of container, flows easily, high density Which of the following best EXPLAINS why a thin wire snaps if too much weight is put on it . 7g-75 . the attractive forces between the particles of the wire are weakened by the weight . the attractive forces between the particles of the wire are no longer strong enough to match the weight . the particles of the wire get stretched and become too thin and weak to hold the weight . the particles of the wire lose energy and cannot attract each other anymore MELTING is the state change from 7g-76 FREEZING is the state change from 7g-77 BOILING is the state change from 7g-78 CONDENSING is the state change from 7g-79 EVAPORATING is the state change from 7g-80 Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-81 . X is melting between times t0 and t1 . X is completely liquid between times t1 and t2 . X is boiling between times t2 and t3 . temperature TE1 is the melting point of X Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-82 . X is all solid between times t0 and t1 . X is completely liquid between times t1 and t2 . X is boiling between times t2 and t3 . temperature TE2 is the melting point of X Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-83 . X is melting between times t0 and t1 . X is melting between times t1 and t2 . X is boiling between times t2 and t3 . temperature TE2 is the melting point of X Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-84 . X is boiling between times t4 and t5 . X is melting between times t0 and t1 . X is all liquid between times t2 and t3 . temperature TE1 is the boiling point of X Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-85 . X is boiling between times t4 and t5 . X is all liquid between times t1 and t2 . X is melting between times t2 and t3 . temperature TE2 is the boiling point of X Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-86 . X is boiling between times t3 and t4 . X is all liquid between times t1 and t2 . X is melting between times t2 and t3 . temperature TE1 is the boiling point of X In winter freezing conditions can produce cracked milk bottles TRUE In what way does water show UNUSUAL behaviour TRUE . 7g-87 . the ice expands on cooling . ice has a greater volume than liquid water . liquid water contracts on freezing to form ice . liquid water is less dense than ice Problems can arise with railway steel track from changes in temperature. Small gaps are left between each rail section to allow for changes in length. Which of the following is TRUE about the steel rails and change in temperature 7g-88 . expansion happens when the steel atoms lose vibration energy . if no gap is made the rail can get thinner or thicker without becoming dangerously distorted . on average the rail track will expand more in the summer than the winter . on average the gap will be smaller in the winter than the summer Problems can arise with railway steel track from changes in temperature. Small gaps are left between each rail section to allow for changes in length. Which of the following is TRUE about the steel rails and change in temperature 7g-89 . expansion happens when the steel atoms lose vibration energy . if no gap is made the rail can get thinner or thicker without becoming dangerously distorted . on average the rail track will contract more in the summer than the winter . on average the gap will be smaller in the summer than the winter Problems can arise with railway steel track from changes in temperature. Small gaps are left between each rail section to allow for changes in length. Which of the following is TRUE about the steel rails and change in temperature 7g-90 . expansion happens when the steel atoms gain vibration energy . if no gap is made the rail can get thinner or thicker without becoming dangerously distorted . on average the rail track will contract more in the summer than the winter . on average the gap will be smaller in the winter than the summer Problems can arise with railway steel track from changes in temperature. Small gaps are left between each rail section to allow for changes in length. Which of the following is TRUE about the steel rails and change in temperature 7g-91 . expansion happens when the steel atoms lose vibration energy . if no gap is made the rail can get longer becoming dangerously distorted . on average the rail track will contract more in the summer than the winter . on average the gap will be smaller in the winter than the summer The graph shows the results of monitoring a hot liquid pure wax as it slowly cooled to room temperature. Which of the following can you deduce from the results . 7g-92 . from time b to c, the wax is all solid . from time c to d, some wax is still liquid . the melting point of the wax is temperature T2 . from time a to b, solid wax is forming The graph shows the results of monitoring a hot liquid pure wax as it slowly cooled to room temperature. Which of the following can you deduce from the results . 7g-93 . from time b to c, the wax is all solid . from time c to d, some wax is still liquid . the melting point of the wax is temperature T3 . from time a to b the wax is still all liquid The graph shows the results of monitoring a hot liquid pure wax as it slowly cooled to room temperature. Which of the following can you deduce from the results . 7g-94 . from time b to c, the wax is changing state from liquid to solid . from time c to d, some wax is still liquid . the freezing point of the wax is temperature T1 . from time a to b, the wax is starting to freeze The graph shows the results of monitoring a hot liquid pure wax as it slowly cooled to room temperature. Which of the following can you deduce from the results . 7g-95 . from time b to c, the wax is all liquid . from time c to d, all the wax is solid . the freezing point of the wax is temperature T1 . from time a to b, the wax is starting to freeze The graph shows the results of monitoring a hot liquid pure wax as it slowly cooled to room temperature. Which of the following can you deduce from the results . 7g-96 . from time b to c, the wax is all liquid . from time c to d, the remaing liquid wax freezes . the freezing point of the wax is temperature T2 . from time a to b, the wax is starting to freeze Which of the following best EXPLAINS why the liquid in a glass thermometer expands with rise in temperature . 7g-97 . the liquid particles get bigger expanding the liquid . the glass particles gain more energy and push the liquid particles up the tube . the glass contracts forcing the liquid further up the tube . the liquid particles gain more energy and collide more forcefully Starting with the solid, the graph shows the results of measuring the temperature of substance X as it was heated from a low to a high temperature. Which of the following is TRUE . 7g-98 . X is all gas between times t4 and t5 . X is completely liquid between times t1 and t2 . X is boiling between times t2 and t3 . temperature TE1 is the boiling point of X In winter freezing conditions can produce cracked milk bottles. In what way does water show UNUSUAL behaviour . 7g-99 . the ice expands on cooling . ice has a smaller density than liquid water . liquid water contracts on freezing to form ice . liquid water is less dense than ice Problems can arise with railway steel track from changes in temperature. Small gaps are left between each rail section to allow for changes in length. Which of the following is TRUE about the steel rails and change in temperature 7g-100 . on average the rail track will contract more in the summer than the winter . if no gap is made the rail can get thinner or thicker without becoming dangerously distorted . contraction happens when the steel atoms lose vibration energy . on average the gap will be smaller in the winter than the summer Which of the following does the particle picture represent . 7g-101 lt back KS3 Chemistry notes and quizzes REPEAT QUIZ - fresh Qs

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